:: Creating I ::

RPG Design – Criando uma Grande Campanha!

Sei que os posts tem estado mais movimentados nos últimos tempos. Agradeço a todos os visitantes que prestigiam meu trabalho aqui no Domínio do Caos e agradeço pelas indicações. Sei também que muitos estão me xingando e achando que eu abandonei o livro Cavaleiros – Um Novo Começo, mas isso não é verdade. Eu tive que fazer uma parada estratégica, pois percebi que ainda há muito que eu gostaria de acrescentar ao material antes de colocá-lo na rede. O conteúdo básico, que permite ao jogo criar movimento, está pronto, mas a arte ainda está muito esparsa e eu não gostaria de publicar aqui no blog um material de baixa qualidade. Nessa última sexta-feira (27 de novembro) eu pretendia fazer o primeiro playtest oficial do jogo com o grupo, mas fui impedido pelos projetos da Universidade. Vamos torcer para que, no próximo encontro, dê tudo certo e os horários não sejam conflitantes. Aos poucos vou dando umas pitadas aqui e ali para que vocês possam juntar os pedaços e entender o que há por trás desse tema de campanha que estou finalizando. Por isso trago hoje esse tema tão especial, que é: Como Criar uma Grande Campanha.

Acredito que cada grupo tenha uma tendência específica para certo tipo de jogo, por isso não há uma fórmula mágica que possa deixar todos os grupos do mundo felizes. Vejam o exemplo dos meus grupos: ao longo dos últimos anos tivemos diversos desacordos, desentendimentos, …, diversos problemas (tanto pelo lado dos jogadores quanto pelo lado do mestre). Esta é uma nova campanha e nela buscarei resolver estas pendências e corrigir erros, que vinham sendo mantidos com alguns jogadores, para assim criar uma melhoria na experiência de jogo do nosso grupo em especial. É importante utilizarmo-nos dos talentos tanto do mestre quanto dos jogadores (tanto os prós quantos os contras) para tecer um jogo específico para eles.

RETORNE AO PRINCÍPIO
De modo a realizar possivelmente o melhor jogo que já mestrei, eu fiz algumas coisas diferentes dessa vez quando comecei a me preparar para a campanha. Eu decidi que voltaria ao princípio da arte de mestrar e prepararia minhas habilidades desde a base até o topo. Justamente por este motivo resolvi adotar um sistema novo, embora muito similar. Também optei por não utilizar nenhum Cenário de Campanha conhecido, para evitar aquela história de que todo mundo conhece todos os segredos do mundo, já que tiveram uma dúzia de personagens diferentes  que o exploraram de várias maneiras. Uma vez definidos estes princípios, foquei em minhas habilidades como DM e as retrabalhei desde o nível mais básico até o mais avançado. Às vezes quando você esteve fazendo algo por muito tempo, você esquece que algumas vezes é preciso voltar ao básico e aprender as habilidades essenciais do seu ofício de novo.

ALUGUE UM TREINADOR
Algumas vezes, se o seu grupo está tendo problemas internos ou se o jogo ficou insípido, ou se você apenas precisa mudar alguma coisa, é melhor pegar alguém de fora para fazer sugestões. Chame de treinador, mentor, re-organizador, o que quer que seja. Traga alguém que saiba, ou que possa aprender, sobre as fraquezas e pontos positivos do seu grupo, o que eles gostam, do que não gostam, e possa te dar dicas a respeito. Eu creio que seja melhor se esta pessoa for muito hábil em interpretação (preferencialmente na arte de mestrar), não seja parte do seu grupo e possua a força moral para lhe dar respostas diretas acerca do que é bom e o que é ruim a respeito do seu jogo. Dessa forma ele pode lhe dar os melhores conselhos sobre como melhorar seus jogos.

TENHA TEMPO PARA PLANEJAR
Eu costumava ficar muito animado quando surgia uma idéia de campanha ou aventura e sempre queria logo utilizá-la. Então eu chamava alguns jogadores, fazíamos personagens, e naquela mesma noite ou na próxima já estávamos jogando. Bom, às vezes funcionava tudo perfeitamente, mas na maioria das vezes eu percebia logo em seguida que eu não havia pensado o suficiente ou que a idéia não era assim tão legal quanto parecera. E agora, o que fazer? É claro que é possível desfazer a campanha, mas seria muito mais fácil tê-la planejado com cuidado desde o início.

VENDA A IDÉIA AOS JOGADORES
Embora nossa última campanha tenha sido provavelmente a melhor em que nossos jogadores já estiveram, ela acabou de uma forma meio abrupta. Alguns pontos ficaram meio mal esclarecidos quanto ao seu término. Houveram alguns descontentamentos, tanto do lado dos jogadores quanto do lado do mestre. Estivemos jogando D&D 3.5 por algum tempo, mas com a minha idéia de voltar ao princípio eu decidi que mudar o rumo de tudo seria muito bom para todos no grupo. Eis meus motivos:

– Já estamos todos muito familiarizados com as regras de D&D 3.5 e a mudança para a 4ª Edição nos abre um espaço de reeducação, possibilitando que criemos um novo enfoque na parte de interpretação.
– Os problemas que tínhamos com D&D 3.5 ainda estão todos frescos em nossas mentes, então poderemos nos direcionar para eles e sobrepujá-los nessa próxima campanha.
– Meu treinador é bem conectado ao sistema e será capaz de me ajudar pra valer com a campanha.

Me reuni com alguns jogadores, falei sobre minhas idéias e lhes expliquei onde eu pretendo chegar, ao que muitos ficaram bem animados e dispostos a participar. Também fiquei sabendo seus feedbacks da última campanha e com isto soube os pontos que precisava melhorar como mestre.

TRABALHE
Uma das coisas que meu treinador me disse é que ele faz referências diversas ao Guia do Mestre e o lê mais de uma vez, inclusive quando está mestrando. Eu realmente não queria ler todo aquele livro de novo, mas eu decidi seguir seu conselho (por ser meu treinador, ainda que ele mesmo não saiba, eu percebi que era isso que eu deveria fazer). Então eu comecei a rever o GdM sistematicamente, seção após seção. No começo me pareceu bem chato, mas então meu treinador me apontou algumas partes em especial que ele achava que eu deveria ler. Quando comecei a vê-las, comecei a pegar valiosas dicas, conselhos dos mestres. Eu percebi que eu realmente nunca os tinha visto antes, nem lido; especialmente para o tipo de jogo e cenário que vou iniciar.

Além desta leitura, estive preparando uma seção do mundo – não todo, apenas uma pequena parte onde iremos começar-, ganchos para os personagens e as primeiras sessões da aventura. Cada vez eu vejo que há sempre novas informações para adicionar à nossa gaveta de mestre (e que devemos consultar constantemente).

CRIE UMA WIKI DE CAMPANHA
Há um monte de partes de softwares de wiki para campanhas por aí. Os mais comuns que são utilizados em meus círculos são Obsidian Portal e Epic Words. Já usei ambos no passado, mas eu escolhi ficar com o Obsidian Portal para esta campanha em especial por acreditar que meus jogadores se familiarizarão com seu uso mais facilmente. E se você não entende bulhufas de inglês e acredita que não vai conseguir usar o site, fique sabendo que basta instalar a barra de ferramentas do Google, que já vem com uma opção de tradução de sites, e depois clicar em traduzir, que vai aparecer tudo em português! Claro que não é uma tradução perfeita, mas, com certeza, você vai se entender no site.

Criar uma wiki de campanha não apenas ajuda a manter registrada a campanha em uma crônica como também me ajuda a manter minhas anotações organizadas. Além disso fica fácil de mostrar ao meu treinador e colher sugestões sobre eventuais situações e outros pontos. Além, é claro, de ser uma ótima forma de os jogadores manterem um registro apurado dos eventos.

——

Como um todo, isto pode parecer um bocado de trabalho. Mas então, você acha que terá que fazer isso com cada uma de suas campanhas? Certamente que não. Eu só estou fazendo isso por que nosso último jogo teve problemas e eu queria resolvê-los. Eu também queria começar a desenvolver minhas perícias como mestre novamente e sei que apenas voltar ao princípio e esperar que tudo melhore não iria adiantar.

Você sabia que os Pulsos de Cura (D&D 4Ed) são muito mais do que parecem? Aprenda sobre suas diversas utilidades em nossa próxima matéria. Não perca!

O que você faz quando está se preparando para criar uma nova campanha?

Você tem alguma dica/sugestão para quando eu for preparar minha próxima campanha?

Deixe um comentário

