:: Pirateless ::

The Pirate Bay Tracker fecha de Vez
Escrito por Ernesto em 17 de novembro de 2009

Traduzido por Johnathas M. Beccon

Hoje marca o fim de uma era, à medida que a equipe do site The Pirate Bay anuncia que o maior tracker de BitTorrent do mundo está sendo encerrado de vez. Ainda que o site permaneça operacional por enquanto, milhões de usuários de BitTorrent perderão a utilidade de seu tracker (rastreador) e terão, ao invés, que confiar em DHT e trackers alternativos para continuar seus downloads.


No outono de 2003, um grupo de amigos da Suécia decidiu lançar um rastreador chamado ‘The Pirate Bay”. Ele logo se tornou um dos maiores trackers de BitTorrent da Internet, chegando a coordenar os downloads de mais de 25 milhões de peers, em seu auge.

Apesar deste sucesso, os operadores do Pirate Bay decidiram hoje puxar o fio da tomada e encerrar o tracker permanentemente. Eles dizem que a evolução do protocolo BitTorrent tornou os trackers redundantes, já que downloads via BitTorrent funcionam bem com soluções sem tracker como DHT e PEX.

“Agora que o sistema descentralizado para encontrar seus pares está tão bem desenvolvido, o TPB decidiu que não há mais necessidade de manter um tracker, por isso ele permanecerá desativado! É o fim de uma era, mas a época não está mais up2date (referindo-se a expressão que significa atualizada). Já colocamos um dos servidores em um museu, e agora o sistema de tracking pode ser colocado lá também.” escreve a tripulação do Pirate Bay em seu blog.

Excetuando-se esse desligamento, há ainda um desenvolvimento maior, silenciosamente em discussão.

O TorrentFreak tem conhecimento de que nos bastidores os operadores Pirate Bay estão conversando com outros proprietários de sites BitTorrent para incentivá-los a seguir o exemplo e terminar completamente com os torrents no futuro. O BitTorrent chegou a um ponto onde os trackers e torrents não são mais necessárias para baixar arquivos com êxito. Suportado por todos os principais clientes BitTorrent, DHT e PEX podem lidar com as transferências e os Magnet links podem substituir em grande escala os arquivos torrent tradicionais.

“Estamos conversando com outros administradores de torrent sobre fazermos Magnet links e DHT + PEX para todos os sites. Afastando-nos de torrents e trackers totalmente – como escolher uma data e todos concordarmos “a partir desta data, nós não vamos mais apoiar os torrents”, disse um informante do Pirate Bay ao TorrentFreak.

Mudando para sistemas de download de arquivos irrastreáveis e sem torrent em sites públicos de BitTorrent, parece ser, de fato, uma opção. Anteriormente, muitas pessoas pensavam que, se um tracker dominante como o Pirate Bay caísse, o BitTorrent iria entrar em colapso, mas este cenário apocalíptico nunca se desenrolou. Na verdade, o tempo de inatividade recente do tracker não retardou ou interrompeu as transferências de muitos, a medida que DHT e PEX assumíam perfeitamente.

Aqueles usuários de BitTorrent, que não querem ficar Trackerless (irrastreáveis) ainda, podem, naturalmente, continuar a utilizar OpenBitTorrent e PublicBitTorrent, ou mesmo um dos muitos trackers, outra alternativa atualmente disponível.

Quer o The Pirate Bay e outros afastem-se, ou não, de arquivos torrent no futuro, o encerramento da maior tracker BitTorrent do mundo, ainda assim, é um marco na história da Internet. A partir de hoje, o Pirate Bay mudou seu slogan de “O maior tracker BitTorrent do mundo” para “O site mais resiliente (magnético) de BitTorrent do mundo.”

Fonte original: Blog TorrentFreak

Referência via Twitter @Digg_2000

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: